Pessoas devem moldar as soluções educacionais construídas com IA e não o contrário. Nossa Head de Design, @crissdepaulo, foi quem disse esta frase que acabou virando um dos fundamentos sob os quais pautamos nosso trabalho. Esta afirmação, apesar de simples e direta, carrega algumas das discussões mais importantes sobre IA no nosso contexto atual. A maneira como aprendemos algo inicialmente pode servir tanto como um catalisador quanto como um redutor para nossa compreensão e capacidade de pensar além disso posteriormente.
Imagine que você está aprendendo a navegar e o único instrumento que você tem é um GPS de mão. Você se torna extremamente eficiente em usá-lo, mas essa eficiência vem com uma ressalva: você perde a habilidade de navegar usando mapas tradicionais ou pontos de referência naturais. O GPS molda a maneira como você entende a navegação a tal ponto que outras estratégias tornam-se estranhas ou até mesmo inacessíveis para você.
Isso é importante por dois motivos: o primeiro é que, como profissionais de educação, isso tem impacto direto na forma como nos apropriamos do nosso próprio trabalho e de quão longe podemos ir com ele. O segundo, tão importante quanto, é que muitas vezes somos nós, os profissionais de educação, os responsáveis por planejar ou desenhar a forma como outras pessoas aprendem. Se não fizermos isso direito, podemos impactar vidas para sempre.
O uso inadequado de IA, especialmente em contextos educacionais, pode resultar em uma homogeneização de métodos e abordagens, efetivamente colocando todos no “mesmo barco”, independentemente de suas necessidades ou estilos de aprendizagem individuais.
Para tentar ilustrar isso como uma metáfora, pense na IA como um grande moinho que moe grãos diversos para produzir farinha. Quando bem calibrado, o moinho pode gerar diferentes tipos de farinha adequados para uma variedade de receitas: pães, bolos, tortas e assim por diante. No entanto, quando ajustado de forma inadequada, ele simplesmente transforma todos os grãos em uma farinha genérica, resultando, em última instância, em diversas padarias com pães e produtos insípidos e indiferenciáveis.
Profissionais de ensino que usam IA de forma não crítica correm o risco de transformar o diversificado jardim da aprendizagem em um monocultivo. Em vez de ter uma variedade de métodos e abordagens, você acaba com uma abordagem “tamanho único”. É por isso que nós gostamos tanto desta frase da Cris e vamos mandar pintá-la na parede do nosso escritório.