Certamente, você já notou o quanto a prática do que chamamos de “ensinar” mudou com a popularização das tecnologias da informação. Diversas metodologias e técnicas surgiram, mas hoje gostaríamos de falar sobre uma abordagem originada na arquitetura e que tem sido frequentemente aplicada no mundo digital: o design afetivo. Este conceito, que influenciou um dos pilares do método que usamos na Morii, foi introduzido por Don Norman, um cientista cognitivo, em seu livro de 2004 “Emotional Design: Why We Love (or Hate) Everyday Things”. Norman definiu o design afetivo como o processo de criação de produtos esteticamente agradáveis e que incutem emoções positivas nos usuários.
O que é Design Afetivo?
O design afetivo não se limita apenas ao campo do design de produtos ou interiores. É utilizado em diversos contextos, incluindo arquitetura, para criar ambientes e objetos que sejam belos, funcionais, e que provoquem sentimentos de alegria, conforto e admiração. Trata-se de uma abordagem poderosa que busca alinhar estética com significado emocional para os usuários.
Na Móri, estendemos este conceito e aplicamos na nossa especialidade: a criação de experiências digitais de aprendizagem. Chamamos isso de design instrucional afetivo, um reconhecimento da importância das emoções e sentimentos no desenvolvimento de ambientes de aprendizado online e aplicação concreta disso em projetos de design instrucional.
Uma Crítica aos Modelos Tradicionais
O conceito de design afetivo aplicado a experiências de digitais de ensino surgiu aqui na Móri como uma resposta aos atuais modelos de ensino online que são focados em “transmissão” de informações. Ele enfatiza a criação de experiências que colocam as características, desejos, e emoções dos alunos no centro do processo de ensino, estabelecendo um vínculo significativo entre o conteúdo e o indivíduo.
Ao também incorporar elementos visuais e narrativas que conversem com o contexto dos alunos, o design afetivo cria uma atmosfera que fomenta o desenvolvimento de habilidades e competências. Isso ocorre porque as emoções desempenham um papel crucial na consolidação da memória e na formação de conexões neurais duradouras.
Mais do que Visual: Uma Experiência Holística
Em nossos cursos na Móri, entendemos que o design afetivo, inclui, mas não se limita a aplicações gráficas ou visuais. Um design instrucional afetivo entende a aprendizagem como uma experiência holística, onde aspectos cognitivos e emocionais são considerados no planejamento do ensino. A compreensão e capacidade de aplicação de um determinado conceito aumentam quando os alunos se sentem emocionalmente conectados com o conteúdo..
Imagine dois cenários distintos: o primeiro caracterizado por uma interface fria e impessoal, comumente encontrada em plataformas que enfatizam automação e padronização; o segundo, onde o ambiente é meticulosamente projetado com empatia, levando em conta a jornada emocional do aluno. A diferença no impacto entre esses dois ambientes é significativa. A utilização de elementos visuais atraentes, interações acolhedoras e uma linguagem sensivelmente selecionada têm o potencial de ampliar o engajamento do aluno e estimular a participação ativa.
Em resumo, o design afetivo no ensino online vai além da mera funcionalidade ou estética. É uma abordagem que cria um ambiente receptivo às emoções dos alunos, estimulando uma conexão pessoal e íntima com o conteúdo. Valorizamos a individualidade de cada aluno, reconhecendo suas experiências únicas, e assim capacitamos uma aprendizagem mais profunda e significativa. A consideração cuidadosa de sentimentos e emoções não apenas enriquece a experiência de aprendizagem, mas também eleva o ensino online, tornando-o mais eficaz e impactante.
Estamos empolgados e sentindo que estamos criando uma abordagem realmente revolucionária nos projetos que conduzimos, sentimos que o trabalho que temos feito tem contribuído para que tecnologia se torne um veículo não apenas para a transmissão de informações, mas também para a conexão humana. É uma abordagem que alinha a ciência, a emoção e a arte, resultando em uma experiência de aprendizagem que ressoa com o indivíduo em um nível profundo e pessoal. Isso reflete nosso compromisso com a excelência e a inovação, colocando os alunos no centro de tudo o que fazemos, e marca a nossa contribuição distinta para uma era de ensino mais compassiva e eficiente.
David Luz e Karyne